Ao que viemos

Se quem cala consente;
Se reclamar nos cafés não adianta;
Se há o temor de que os pedidos de esclarecimento, as queixas ou as denúncias acabem esquecidas numa gaveta, escreva-lhes, mas em Carta Aberta.
Envie a sua Carta Aberta para cartasabertas.portugal@gmail.com , se possível com a referência ao e-mail do destinatário, e nós a reencaminhamos à entidade pretendida com o seguinte aviso:

"Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."


Só serão aceites cartas dirigidas a serviços públicos (a defesa do consumidor tem outros canais).
As cartas a que falte compostura, verosimilhança, sensatez ou assinatura não serão publicadas.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Carta à Câmara Municipal de Odivelas e à Junta de Freguesia da Ramada

Esta carta completou, no dia 3 de Julho, 30 dias sem resposta
Exmos Srs,

Reencaminhamos aqui e-mail que recebemos do munícipe Luís Teodoro, que, segundo arquivos anexos, espera há 5 anos o atendimento de pedido de acção contra o estacionamento abusivo na rua João Vilaret, na freguesia da Ramada.

Cartas Abertas



É verdade uma reclamação com 5 anos e nada foi feito por nenhuma autoridade. tudo está na mesma, a mesma carta serviria de novo como se nunca a tivese feito.

Um abraço e força para continuarem.
Luís Teodoro

Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem.

Clique sobre as imagens para que fiquem em tamanho legível


Resposta (meramente protelatória) recebida em 9 de Junho
Exmo. Senhor Luís Teodoro,
Venho, por este meio, acusar a recepção do e-mail enviado por V. Exa., a esta Câmara Municipal, relativo ao assunto em epígrafe, o qual desde já agradeço. Mais informo, que o mesmo foi remetido à Divisão de Fiscalização Municipal para que seja prestada a devida informação, a qual lhe será comunicada por esta via, logo que possível.
Sem outro assunto de momento, apresento os meus cumprimentos,
Maria de Fátima da Cruz Simões Estêvão
Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Cidadão

Resposta (meramente protelatória) recebida em 9 de Julho
Exmo. Senhor Luís Teodoro,
No seguimento do e-mail enviado por V. Exa., a esta Câmara Municipal, relativo ao assunto em epígrafe, informa-se em conformidade com a Divisão de Fiscalização Municipal, que após deslocação de técnicos ao local, se verificou estar-se perante matéria que se insere no âmbito das competências das autoridades policiais e não da Câmara Municipal, ou seja, trata-se de estacionamento indevido/abusivo e não de estacionamento de viaturas abandonadas.
Mais se informa, que o assunto foi reencaminhado ao Departamento de Obras Municipais e Transportes, para análise e eventual estudo para colocação de pilaretes que impeçam os automobilistas de estacionar em cima dos passeios, minimizando desta forma, a situação denunciada por V. Exa.
Sem outro assunto de momento, apresento os meus cumprimentos,
Maria de Fátima da Cruz Simões Estêvão
Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Cidadão

Nota do Cartas Abertas

O Cartas Abertas estranha que, em tempos de contenção, a Câmara mobilize técnicos para verificar situações que poderiam ser verificadas através da simples observação das fotografias enviadas. Mais estranha se torna a mobilização desses técnicos quando tudo o que se gera a partir da sua deslocação é a conclusão de que, por ser um caso de estacionamento indevido/abusivo não se insere no âmbito das competências da Câmara e sim das autoridades policiais. Ora, sendo as Polícias Municipais tuteladas pelas respectivas Câmaras, o Cartas Abertas considera que a repressão ao estacionamento indevido/abusivo se insere, sim, no âmbito das competências das Câmaras.
Louvamos a disponibilidade de estudar a hipótese de colocação de pilaretes mas incluiremos esta resposta entre as meramente protelatórias enquanto não nos chegar a conclusão desses estudos (pela colocação de pilaretes ou contra e por que).
Atenciosamente,
Cartas Abertas

Resposta da Câmara Municipal de Odivelas em 4 de Agosto

Exmo. Senhor Luís Teodoro,
Incumbiu-me o Sr. Adjunto da Senhora Presidente da Câmara de Odivelas de acusar a recepção do e-mail enviado por V. Exas., a esta Câmara Municipal, relativo ao assunto em epígrafe. Mais informo, que o mesmo foi remetido ao Departamento de Obras Municipais e Transportes, uma vez que o assunto se encontra a ser acompanhado por este Departamento.
Informo ainda, que a Câmara Municipal de Odivelas não tem Polícia Municipal, não podendo assim exercer as competências que estão atribuídas no âmbito legal, restando neste caso, o recurso à Polícia de Segurança Pública.
Sem outro assunto de momento, apresento os meus cumprimentos,
Lídia Francisco
Assistente Técnico

4 comentários:

  1. Cinco anos!? Essa é recordista!

    ResponderEliminar
  2. Depois de cinco ano, vamos ver quanto ainda vai esperar...rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  3. Pois bem Estamos em Novembro e nada acontece, tudo está na mesma, e pena tenho de não poder aqui colocar mais uma foto, tirada hoje mesmo, onde um veículo de transporte de doentes se encontra estacionado, (não em emergência) precisamente atravessado no local, onde um casal com um carrinho de bébé, teve de ir para a estrada, (em cima de uma curva, altamente perigoso), para seguir em frente no passeio.....isto é demais meus senhores.

    ResponderEliminar
  4. no bairro do trigache norte, existe uma pessoa que aluga casas a preços exorbitantes não passa recibose julga-se dona da verdade e da justiça portuguesa, pergunto, eu pago todas as contribuições que me são exigidas, sou um cidadão que respeito a constituição portuguesa e fico deveras triste de haver certas pessoas que tudo fazem e não são multadas ou chamadas á razão esta mesma pessoa passa um contrato de arrendamento que nem válido é...450 euros para o bolso todos os meses sem declarar mas se multiplicarmos por 11 fogos arrendados façam as contas livre de impostos....e as finanças nada fazem....tentei denunciar a situação e o que me pediram foi de todo surreal parecia que eu é que estava em divida...desisti mas não desisto de falar e dar a conhecer que esta pessoa de nome LUCIlLIA PATRICIO moradora na rua henrique medina nº 33 no mesmo bairro continua a gozar com todos nós

    ResponderEliminar