Ao que viemos

Se quem cala consente;
Se reclamar nos cafés não adianta;
Se há o temor de que os pedidos de esclarecimento, as queixas ou as denúncias acabem esquecidas numa gaveta, escreva-lhes, mas em Carta Aberta.
Envie a sua Carta Aberta para cartasabertas.portugal@gmail.com , se possível com a referência ao e-mail do destinatário, e nós a reencaminhamos à entidade pretendida com o seguinte aviso:

"Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."


Só serão aceites cartas dirigidas a serviços públicos (a defesa do consumidor tem outros canais).
As cartas a que falte compostura, verosimilhança, sensatez ou assinatura não serão publicadas.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Carta à Câmara e à Polícia Municipal de Lisboa, à EMEL e à Junta de Freguesia de Santiago

Esta carta completou, no dia 3 de Julho, 30 dias sem resposta

Exmos. Senhores e Senhoras:

Venho por este meio chamar mais uma vez atenção para o estacionamento ilegal que continua na zona da colina do Castelo, como por exemplo no Largo dos Loios, Rua de Santiago e Rua da Saudade. Desde 2007 que peço à CML a instalação de pilaretes mas até hoje pouco foi feito para salvaguardar os peões na Freguesia de Santiago. Vários automobilistas continuam a estacionar em locais proibidos, principalmente em cima dos passeios e passadeiras, em total desrespeito pelos peões. Como resultado desta falta de civismo, residentes e visitantes (incluindo milhares de turistas) circulam nas faixas de rodagem.

Como poderão ver pelas fotografias (2007-2008-2009), os passeios mais problemáticos são: - Largo dos Loios, passeio dos números pares (lado da sede da Junta de Freguesia); - Rua da Saudade, passeio dos números pares (26-32, acesso ao passadiço sobre as ruínas do Teatro Romano); Solicito, mais uma vez à CML, acções de fiscalização (bloqueamento de carros) e a instalação urgente de pilaretes.

Esta ditadura dos automobilistas tem de terminar! Quando reclamamos é frequente sermos agredidos verbalmente por defendermos os nossos direitos enquanto peões. Isto é inaceitável e terá de ser a Polícia Municipal a restabelecer a ordem, a lembrar quem está afinal a desrespeitar a lei. Existem locais para estacionar sem prejudicar os peões: Há um parque público na R. Bartolomeu de Gusmão, e o novo parque da EMEL nas Portas do Sol que oferece avenças especiais para residentes. Não há pois qualquer desculpa para tolerar estas chocantes situações.

Com os melhores cumprimentos,

Maria João Silva


Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem.
















Resposta da Polícia Municipal em 31 de Julho
E-mail 073699.9.5.3
Reg.º 34790 – NT – 09
Reg.º 34727 – NT – 09
Reg.º 34083 – NT - 09
Para: cartasabertas.portugal@gmail.com
C/C: - municipe@cm-lisboa.pt
ID: - 310845
Assunto: - Estacionamento irregular na Rua da Saudade e Largo dos Lóios

Relativamente ao assunto em epígrafe e conteúdo inserto no e-mail endereçado ao DMSC/DIA (Centro de Atendimento ao Munícipe), entretanto remetido a esta Policia, informo V. Ex.ª do seguinte:
1. Os problemas decorrentes de estacionamentos indevidos são uma realidade que afecta a generalidade das artérias da cidade de Lisboa e que vem sendo acompanhado com especial atenção por parte desta Polícia;

2. Assim, de forma regular, são disponibilizados meios humanos e materiais, para intervirem nas artérias objecto de planeamento diário e em sistema de rotatividade, para que as fiscalizações sejam o mais possível abrangentes;

No caso concreto das artérias em referência, esta Polícia, efectuou fiscalizações ao local, tendo verificado estacionamento irregular em cima do passeio, pelo que foram elaboradas as respectivas Informações (Corpos de Auto), que por sua vez deram origem ao levantamentos dos respectivos Autos de Contra-Ordenação, punindo desta forma os infractores, no entanto, iremos continuar atentos à situação denunciada, punindo os eventuais infractores caso se verifiquem situações de estacionamento indevido;

Apurou-se ainda que, a fim de salvaguardar a segurança dos peões, as passadeiras existentes naquelas artérias, necessitam de ser sinalizadas e repintadas, pois encontram-se pouco visíveis, motivo pelo qual, foi dado conhecimento à entidade camarária competente (Departamento de Segurança Rodoviária e Trânsito da Câmara Municipal de Lisboa), para que aprecie a situação e eventualmente chegue a alguma conclusão.

Quanto ao aumento do estacionamento irregular, verificou-se que, se deve ao facto de o pino de entrada do Largo do Contador Mor, se encontrar avariado, motivo pelo qual foi também dado conhecimento à EMEL, visto esta área se encontrar sob a sua administração e fiscalização.

Com os melhores cumprimentos

Lisboa, 31 de Julho de 2009

O COMANDANTE

André de Jesus Gomes
Subintendente

4 comentários:

  1. Pelo que aqui se descreve (e a minha experiência confirma), a coisa começa a assumir proporções de segurança pública.

    ResponderEliminar
  2. É absolutamente vergonhoso que as juntas de freguesia e a Câmara de Lisboa tolerem estes abusos. E sempre com a velha desculpa de que as pessoas não têm lugar para estacionar. E os peões? Os peões não são pessoas? E podem os peões viver sem os seus lugares para andar a pé? É a lei do mais forte e não a lei da justiça.

    ResponderEliminar
  3. Que pouca vergonha! Que grande injustiça. E é verdade o que dizem sobre os executivos das juntas de freguesia. Muitas vezes os presidentes de junta ficam do lado dos municipes que estacionam em cima dos passeios. Conheço, infelizmente, muitos casos idênticos a este.

    ResponderEliminar
  4. Sou morador nesta freguesia e confirmo que é exactamente isto que se passa. Porém a EMEL funciona péssimamente, e por vezes impede o acesso a moradores como eu enquanto outras vezes vemos carros com matriculas espanholas, francesas... estacionados na zona reservada a moradores, o que por vezes faz com que os moradores com carro estacionem também em sitios improprios ou tenham mesmo de ir estacionar fora da zona reservada a moradores! As pessoas que fazem o atendimento na EMEL não têm qualquer tipo de educação, sendo por vezes malcriados e gozões. O condicionamento nos bairros históricos foi muito mal planeado pela CML e EMEL, não foram estudados os casos das pessoas da 3ª idade, cujos filhos não são moradores e têm de pagar para ir buscar os pais ou passar um dia com eles (INCRIVEL, é´um apelo ao abandono dos mais velhos!), pessoas com garagens próprias também têm de pagar para o acesso??!?!? e a alternativa de estacionamento, o parque das Portas do Sol tinha preços exurbitantes, que passava a vida vazio e foram agora reduzidos os preços para metade!!! (a ganância de quererem ganhar tudo de uma vez!!!) Não deixando grandes alternativas a visitantes desta, cada vez mais isolada freguesia da nossa cidade.

    A CML, EMEL e Junta de Freguesia necessitam de repensar a sua forma de fiannciamento e ter sensibilidade para com a população que habita nesta zona, sao maioritariamente pessoas com mais de 65 anos, também é´necessario algumas condições de acesso aos comerciantes e fornecedores, apra estes continuarem a servir a freguesia (farmácias, padaria, cafés, restarantes), e essencialmente garantir a circu~lação de peões, que por vezes se vêm impossibilitados de entrar em suas casas!!

    ResponderEliminar