Ao que viemos

Se quem cala consente;
Se reclamar nos cafés não adianta;
Se há o temor de que os pedidos de esclarecimento, as queixas ou as denúncias acabem esquecidas numa gaveta, escreva-lhes, mas em Carta Aberta.
Envie a sua Carta Aberta para cartasabertas.portugal@gmail.com , se possível com a referência ao e-mail do destinatário, e nós a reencaminhamos à entidade pretendida com o seguinte aviso:

"Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."


Só serão aceites cartas dirigidas a serviços públicos (a defesa do consumidor tem outros canais).
As cartas a que falte compostura, verosimilhança, sensatez ou assinatura não serão publicadas.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Carta à Câmara Municipal de Lisboa

Esta carta completou, no dia 3 de Julho, 30 dias sem resposta


Exmos Senhores e Senhoras,


Venho por este meio alertar para uma situação na Av. da Liberdade que prejudica a mobilidade pedonal.
No passeio lateral, em frente dos números de polícia 20 a 24, estão duas estruturas da JcDecaux implantadas no meio do canal pedonal. Pela minha observação, julgo que isto é único em toda a avenida. As duas fotos que envio são reveladoras da localização anómala destas duas estruturas - são um obstáculo à circulação de peões (particularmente cidadãos com mobilidade reduzida). Já por várias vezes observei as dificuldades por que passam os cidadãos invisuais quando circulam neste passeio. Já solicitei à CML a retirada destes dois mupis. Espero que a JCDecaux, enquanto empresa que segue boas práticas, tome a iniciativa de retirar estas duas estruturas do meio do canal pedonal.


Muito obrigado.


Com os melhores cumprimentos,


Fernando Jorge
Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem.
Resposta da JcDecaux
Tendo esta carta sido encaminhada também à JcDecaux, e tendo esta empresa respondido, publicamos aqui a resposta, com a ressalva de que o problema continua nas mãos da Câmara Municipal de Lisboa, que ainda não nos deu resposta.
Exmo. Senhor Fernando Jorge,
No seguimento do seu mail, cumpre-nos informar V. Exa. do seguinte:
As estruturas estão colocadas naquele local há muitos anos. Alterações subsequentes - designadamente a utilização da via pública por lojistas - vieram contribuir para dificultar a mobilidade.
A JCDecaux não pode ser directamente responsabilizada por esta situação e, consequentemente, não deve assumir os prejuízos que resultem da eventual remoção das estruturas.
Informamos, no entanto, que estando a JCDecaux permanentemente preocupada com as questões da mobilidade urbana e o desenvolvimento das melhores práticas nesta área, está a estudar conjuntamente com a Direcção Municipal de Ambiente Urbano da Câmara Municipal de Lisboa a melhor forma de corrigir esta e outras situações existentes na cidade.
Com os melhores cumprimentos,
Pierre-Yves Plouzen
Direcção Relações Exteriores

4 comentários:

  1. É espantoso que algum publicitário pense que consegue a simpatia dos consumidores enfiando obstáculos no seu caminho... e que a Câmara ache muito bem.

    ResponderEliminar
  2. A Jcdecaux devia tomar a iniciativa e remover ela própria estes obstáculos no canal pedonal!

    ResponderEliminar
  3. "estruturas estão colocadas naquele local há muitos anos". Ou seja, ninguem reclamou durante este tempo todo, por isso que se lixe...

    ResponderEliminar
  4. k a camara ache muito bem

    ResponderEliminar