Ao que viemos

Se quem cala consente;
Se reclamar nos cafés não adianta;
Se há o temor de que os pedidos de esclarecimento, as queixas ou as denúncias acabem esquecidas numa gaveta, escreva-lhes, mas em Carta Aberta.
Envie a sua Carta Aberta para cartasabertas.portugal@gmail.com , se possível com a referência ao e-mail do destinatário, e nós a reencaminhamos à entidade pretendida com o seguinte aviso:

"Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."


Só serão aceites cartas dirigidas a serviços públicos (a defesa do consumidor tem outros canais).
As cartas a que falte compostura, verosimilhança, sensatez ou assinatura não serão publicadas.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Carta ao Comando Geral GNR, à Unidade Nacional de Trânsito e ao IGAI

Esta carta completou, no dia 28 de Junho, 20 dias sem resposta

Exmos Senhores,
Venho por este meio reclamar da grave infracção ao código da estrada que presenciei e tirei fotos para que não possa ser refutada.
No passado dia 29 de Maio pelas 15h30 minutos junto a doca pesca em Algés deparei com estas motas da GNR -BT (agora UNT) ESTACIONADAS numa CURVA e EM CIMA DE UMA PASSADEIRA, ocupando completamente a passadeira e obrigando os peões a circular pela faixa de rodagem.
Gostaria de saber que tipo de formação para o cumprimento do seu trabalho (que é fazer cumprir o código da estrada). e qual a autoridade moral é que estes agentes da GNR tem para multar os infractores do código da estrada, quando eles dão este tipo de exemplos...
Já é mau quando as autoridades não multam os prevaricadores, e pior quando a PSP ou GNR comete infracções, mas não sei o que dizer quando a infracção é cometida pela brigada de transito da GNR que tem por principal missão fazer cumprir o código da estrada...
Cumprimentos
Edgar Madureira
PS: As fotos estão visiveis na internet nos Blogshttp://cartasabertas-portugal.blogspot.com/http://passeiolivre.blogspot.com/
Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem.

22 comentários:

  1. Caro cidadão deve sempre que veja este tipo de atitudes denuncialas, seja da BT, UNT, GNR, PSP, Camaras e todos os condutores infractores.

    Obridado

    ResponderEliminar
  2. Quero dar-lhe os parabéns por o senhor ser o melhor condutor do mundo e de certeza não tem telhados de vidro senão não estaria aqui a atirar pedras...
    Quando o senhor precisar destes profissionais espere mais um pouco porque eles vão ter que arranjar um estacionaento para as motas, não vá passar mais um condutor exemplar tal como o senhor e tirar umas fotos das motas mal estacionadas e os militares a socorre-lo...Ocupe o seu tempo a fazer algo mais produtivo e deixe os homens trabalhar...hoje eles amanhã nós...

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo quando um policia faz tráfico de droga ou de armas, como já aconteceu, vamos também fornecer o material, o que é que acha?

    ResponderEliminar
  4. É interessante notar o interesse que o Cartas Abertas tem despertado entre os polícias prevaricadores.

    ResponderEliminar
  5. Sem me referir ao éticamente correcto, aí dar-lhe-ia alguma razão, leia o art.º 7º, n.º 3, do C.E. e tire conclusões:
    Artigo 7.º
    Hierarquia entre prescrições
    1 - As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.
    2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:
    1º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via;
    2º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;
    3º Prescrições resultantes dos sinais verticais;
    4º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.
    3 - As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as prescrições resultantes dos sinais e sobre as regras de trânsito

    ResponderEliminar
  6. ah! Esqueci-me de referir o seguinte: Se um agente ao regularizar trânsito num cruzamento com semáforos o mandar avançar ao sinal vermelho, a quem deve obdecer, ao sinal ou ao agente?
    Se o agente o mandar parar em local onde exista um sinal vertical de proíbição de parar ou estacionar, deve parar ou seguir viagem?

    ResponderEliminar
  7. Nota: por lapso, o subtítulo indica "... no dia 28 de Junho, 10 dias sem resposta" em vez de "... no dia 18 de Junho, 10 dias sem resposta".

    ResponderEliminar
  8. Como é que alguém pode achar isto normal? Estamos todos doidos ou quê? E como é que esta carta ainda não teve resposta? Estes senhores exercem funções públicas, não respondem só perante o chefe.

    ResponderEliminar
  9. Ao anónimo das 14:40: Não sou advogado mas quero crer que o agente de autoridade que abusa das prerrogativas que a lei lhe dá (precisamente para ter meios para fazer cumprir a lei) estará a cometer uma infracção - se não legal, ao menos disciplinar.

    ResponderEliminar
  10. será que o sr. Comandante do Posto da G.N.R. de Aguiar da Beira tem medo de sair á rua poucos o conhecem venha vizitar o Povo que tem o direito de o conhecer,ninguem lhe faz mal.

    ResponderEliminar
  11. não é por mal mas a farda fica bem a todos,e, nós queremos conhecer o Sr. Comandante do Posto de Aguiar da Beira.(APAREÇA).

    ResponderEliminar
  12. Alguns só sabem criticar tudo e todos, vejam-se ao espelho !!!!

    ResponderEliminar
  13. Devemos criticar sempre que as autoridades não cumprem a lei.Não sou contra os agentes, tenho amigos agentes mas a foto em cima é bem clara,os agentes não devem estar em nenhuma operação stop, nem que estive-se tinham estacionamento mais a baixo, nem era preciso estacionar em cima da passadeira. O problema era o sol mais nada. GRANDE FOTO.

    ResponderEliminar
  14. Eu vejo o sinal da travessia de peões mas não vejo a passadeira, o que vejo é pelo conjunto de motociclos os agentes estavam a trabalhar e necessitaram parar ali, o anormal q tirou a foto é uma besta, mas não me adira toda a gente gosta de dar uma opinião sobre o serviço policial quiça policis frustrados.....os mesmos q falam ao telemovel enquanto conduzem e depois são multados , depois sonham multar os guardas...rs
    Sinceramente este lixo nem resposta tem, Parabens CMD Geral da GNR.
    Ao fotografo multe os condutores das motos da BT...rs

    ResponderEliminar
  15. Sr Edgar Madureira não brinque com isto, esse local nem trânsito tem, eu conheço bem, as motos não ocupam a passadeira nem causam problemas....

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente nem sei que dizer...tanta coisa em que comentar e criticar e vêm para aqui armar-se em herois quando sao os primeiros a pedir ajuda, e mesmo chatear por vezes, quando estão enrascados...
    Sinceramente nem merece resposta este assunto

    ResponderEliminar
  17. nao vale a pena comentar

    ResponderEliminar
  18. ESSE SR. DEVE ESTAR COM ALGUM PROBLEMA NA CARTEIRA. CERTAMENTE DEVE DE SER UN DAQUELES PREVERICADORES QUE JA LHE CHEGARAM ROUPA AO PELO.LEVANTA-LHE UM PROCESSO. OS HOMENS NAO DEVIAM DE ESTAR ALI A SEU BELO PRAZER. CALMA AMIGO HA PRA TANTA COISA BEM PIOR.

    ResponderEliminar
  19. GOSTARIA DE SABER COMO PODEREI TIRAR MINHA CARTA DE CONDUCAO EM PORTUGAL ESTAREI INDO COM MINHA FAMILIA PASSAR ALGUNS DIAS EM PONTA DELGADA E ACHO BEM MAIS FACIL TIRAR A MESMA EM PORTUGAL , SOU BRASILEIRO E MINHA ESPOSA E DE SAO MIGUEL , GOSTARIA DE SABER QUAIS OS DOCUMENTOS EXIGIDOS E EM QUANTO TEMPO SE PASSAR NOS EXAMES TEREI MINHA CARTA ????? MEU EMAIL KUESSER_INGLATERRA@HOTMAIL.COM

    ResponderEliminar
  20. é lamentavel hexistirem militares da gnr com personalidade dupla que violam roubam fazem pirataria agridem, foram apresentadas inumeras queixas com provas e ninguem faz nada!!!! que segurança temos nos em portugal!!!!!! digam me?!!!

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente há maus profissionais em todos os sectores públicos, mas a segurança em Portugal ainda é gratuita. O mesmo não se pode dizer da saúde, da educação e demais serviços públicos.
    Acho que primeiro deve-se criticar o que é pago, quem paga deve exigir por uma melhor qualidade. Quando se começar a pagar a segurança aí sim, tirem fotografias e exijam. Agora esperam 10 horas nas urgências para serem mal atendidos e até correrem risco de vida, e como represália tiram fotografia a veículos da policia mal estacionados. Pagam dezenas de euros em propinas, livros, etc para a educação dos filhos, e continuam insistir nas reclamações contra os veículos da policia mal estacionados! morreram cerca de 6 mil idosos no prazo de pouco mais de um mês nos hospitais públicos portugueses, culpem os veículos mal estacionados da policia! parece mas é que estão com saudades da pide. Vão mas é viver para o SUDÃO que aí os policias estacionam correctamente as motas e os carros e o raio que vos parta a todos corja de merda.

    ResponderEliminar
  22. GNR ALBUFEIRA,TRIBUNAL DE ALBUFEIRA,TUDO FARINHA DO MESMO SACO,SÓ CORRUPÇAO, FUI VÍTIMA DE UM CRIME E FOI TUDO ABAFADO,RECEBEM DINHEIRO E FUNCIONAM EM PROL DOS CAMOS,É UMA VERGONHA

    ResponderEliminar