Ao que viemos

Se quem cala consente;
Se reclamar nos cafés não adianta;
Se há o temor de que os pedidos de esclarecimento, as queixas ou as denúncias acabem esquecidas numa gaveta, escreva-lhes, mas em Carta Aberta.
Envie a sua Carta Aberta para cartasabertas.portugal@gmail.com , se possível com a referência ao e-mail do destinatário, e nós a reencaminhamos à entidade pretendida com o seguinte aviso:

"Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."


Só serão aceites cartas dirigidas a serviços públicos (a defesa do consumidor tem outros canais).
As cartas a que falte compostura, verosimilhança, sensatez ou assinatura não serão publicadas.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Carta à Câmara Municipal de Oeiras e ao vereador Paulo Vistas

Esta carta completou, no dia 28 de Junho, 10 dias sem resposta



Exmos. Senhores,


As fotografias juntas mostram um quiosque que está instalado num passeio da Rua das Escolas, na Quinta do Marquês, mesmo junto à Escola Conde de Oeiras. Este quiosque ocupa praticamente a totalidade do passeio, não deixando espaço para os peões, carrinhos de bebés, cadeiras de rodas, etc., que têm como única alternativa a passagem pela pista de ciclistas.


Não é muito difícil compreender que a passagem de ciclistas e peões pelo mesmo (apertado) espaço é perigosa, sobretudo se pensarmos que todos os dias passam por aqui centenas de crianças desta escola (e ainda da Escola Quinta do Marquês, situada uns metros mais à frente). Naturalmente, a dona deste quiosque terá licença para estar instalada aqui. Mas terá licença para ocupar assim todo o passeio? E mesmo que tenha, caramba, não há maneira de negociar com ela a redução do espaço ocupado?! É que o quiosque ocupa todo o passeio DESNECESSARIAMENTE: bastaria as três portas não estarem abertas como estão!! (qualquer das portas pode ficar aberta paralelamente ao passeio, em vez de estar aberta lateralmente, ocupando o passeio todo)Quase todos os dias passo por aqui e estou sempre a pensar quando é que vou ser atirado ao chão por uma bicicleta. E se acontecer com uma criança?


Agradece-se a atenção para este assunto.


Jorge Freitas




Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem.

4 comentários:

  1. Por Amor de Deus Jorge, deixe trabalhar quem ainda consegue neste país, será que os meninos não podem passar na tal pista de ciclistas?? já pensou que esse quiosque já aí estava antes mesmo de ser inventada a tal pista?? preocupe-se com algo mais útil.

    Neste pais realmente só se preocupam com o que não tem importância, está preocupado com o passeio mas deve andar o dia todo sentado num automóvel a fazer poluição!

    ResponderEliminar
  2. SIM ÁS VESES PREOCUPAM-SE COM OS ESPAÇOS,QUE ESTAO OCUPADOS ,MAS GERALMENTE AS PESSOAS ANDAM MAIS NAS ESTRADAS DO QUE NOS PASSEIOS

    ResponderEliminar
  3. E/x. Sº. Presidante, por este meio social, uma vez que é difícil entrar em contacto com V/Ex. pessoalmente, venho criticar construtivamente as festas de Oriras, que foram muito fracas, mesmo muito fracas, ( vulgo feira ), salvando-se o fogo de artifício, que para mim foi espectacular numa noite muito quente, com a praia cheia, passeio marítimo, marginal de um lado e outro, milhares de pessoas, = OEIRAS é mesmo assim = com muita alegria animação nessa noite, salvando o fracasso de uma feira de festas de OEIRAS mesmo fracas, mas valeu esse então fogo de artifício, que me gravou na memória esse convivio de toda a gente que foi assistir, não critico por criticar, não é justo fazer uma critica destrutiva mas sim construtiva, creio que estes 15 dias seriam para ser melhores, num ano de 366, porque estamos num ano bixesto,
    V/Ex. está preste a fazer as malas, vai deixar saudades, porque construio um belíssimo trabalho em toda a comarca de Oeiras, o seu próximo sosseçor será uma incógnica, e não sabemos se vai continuar uma obra que é sempre inacabada em melhoria para uma continuação de
    respirar melhor Oeiras, com uma qualidade de vida que V/Ex. sempre insistiu não saindo um milimetro de esse caminho.
    Dito o que tinha para dizer, sem sequer ter ofendido, também quero dizer a V/Ex. que Oeiras nunca o vai esquecer. " QUEM FAZ OBRA E É ILOGIADO PELO PAÍS INTEIRO " vai ter sempre um ou outro inimigo por \ CIUMES /, e V/Ex. nem sequer vai ligar a essas querelas anómalas que nem sentido fazem.
    Também por estemeio sicial « já é outro assunto », venho propor a V/Ex. que olhe para a qualidade de vida da 3ª idade, já com o seu fim de vida, quanto a mim, poderiam ter um afazer lectivo, estou penssando num curso de Inglês, pós laboral, quem sabe até os jovens aproveitassem para se reorganizarem nos seus estudos mais aprofundados nessa matéria, e teríamos um complemento de vida para além do que estar parados sem fazer nada, mas sim à espera da morte, seria um grandioso presente em fim do seu já glorioso final de mandato.
    É de penssar, não? OEIRAS RESPIRA SAÚDE.
    Não vou maçar mais V/Ex. com as minhas palavras escritas, que penso que foi sem ofender, mas o tal fogo de artifício, salvou a frquinha feira de Oeiras 2012, parecia a noite de S. Silvestre, a passagem de ano.
    Obrigado a V/Ex. por ter a passiência e a atenção prestada para ler estas linhas já longas, só peço com muita atenção a minha propósta para esse curso de Inglês para a 3ª idade, vale a PENA VIVAR EM OEIRAS, OEIRAS RESPIRA MAIS SAÚDE. carlossimoes

    ResponderEliminar
  4. Ao reler a minha missiva reparei que tenho alguns erros, não de propósito, mas sim por digitar muito rápido as teclas do teclado, por isso peço a compreenção e as desculpas a V/Ex.
    Mas para bom entendedor, meia palavra basta.
    Obrigado, carlossimoes.

    ResponderEliminar