Ao que viemos

Se quem cala consente;
Se reclamar nos cafés não adianta;
Se há o temor de que os pedidos de esclarecimento, as queixas ou as denúncias acabem esquecidas numa gaveta, escreva-lhes, mas em Carta Aberta.
Envie a sua Carta Aberta para cartasabertas.portugal@gmail.com , se possível com a referência ao e-mail do destinatário, e nós a reencaminhamos à entidade pretendida com o seguinte aviso:

"Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."


Só serão aceites cartas dirigidas a serviços públicos (a defesa do consumidor tem outros canais).
As cartas a que falte compostura, verosimilhança, sensatez ou assinatura não serão publicadas.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Carta à Polícia Municipal de Oeiras

ESTA CARTA COMPLETOU, NO DIA 29 de JUNHO, 50 DIAS SEM RESPOSTA

Exmos Senhores:
Já por duas vezes obtive de agentes da Polícia Municipal de Oeiras a quem pedi a autuação de carros estacionados em cima de passeios a resposta de que não poderiam fazer nada "porque são muitos".
Por considerar que o facto de serem muitos os carros que impedem a livre circulação de peões neste Concelho é uma agravante, e por ter obtido a mesma resposta de dois agentes em duas situações diferentes, pergunto:
- É orientação do comando da Polícia Muncipal de Oeiras autorizar o estacionamento em cima dos passeios quando os carros são muitos?
- Se não fôr, que atitude devo tomar em relação ao agente que se recuse a cumprir o dever de autuar os carros que cometem essa infracção?
Muito obrigada,

Eva Nogueira Gaspar

Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem.

17 comentários:

  1. Por isso é que em Oeiras e Cascais multam os ciclistas nos passeios marítimos. Porque são poucos. A culpa nem é da Polícia, é da mentalidade egocêntrica e selvagem do português e do miserável poder político que baseia as suas decisões no potencial do voto.

    ResponderEliminar
  2. E temo que venha a completar 10 séculos. Porque a resposta é inconfessável.

    ResponderEliminar
  3. E nunca irão responder. E porquê? Não sabem o que dizer.

    ResponderEliminar
  4. Já alguém pensou no óbvio?
    1º Ponto
    Todo o condutor de veículos automóveis deve saber que é proíbido estacionar em cima dos passeios e que, fazendo-o, fica sujeito a multas que até são bastante pesadas.
    2º Ponto
    Ninguém se vai sujeitar diariamente a multas pesadas senão tiver uma muito forte necessidade de o fazer.
    3º Ponto
    É a própria Polícia que confirma que são muitos os veículos em contravenção.
    4º Ponto
    Se ninguém, como é lógico,gosta de ser multado,
    e se existem muitos condutores que deliberadamente optam por deixar os carros em cima do passeio (diga-se que muito raramente e não todos, em condições de prejudicar o trânsito de pessoas e viaturas), é porque existem razões muito fortes para o fazer.
    5º Ponto
    E essas razões, se se pensar um pouco, conjugam-se apenas em uma só: O município de Oeiras preocupa-se com muitas coisas (algumas absurdas, como fornecer viaturas a funcionários, aumentando o Parque Automóvel do Município, mas não se preocupa em estudar e desenvolver projectos para aumentar a capacidade de zonas de estacionamento para os veículos dos residentes.
    A Polícia de uma região tem que estar em consonância com os problemas dos residentes nessa região, principalmente quando não cabe à própria resolvê-los.
    Assim, bem haja a Polícia de Oeiras e vergonha (mais uma vez) no Município, que se está marimbando para os problemas dos municípes.

    Assina:
    Um dos residentes que 95% das vezes que regressa a casa não tem lugar para estacionar o veículo automóvel

    ResponderEliminar
  5. Quem não tem onde estacionar o carro (ou não está disposto a andar 300m para isso) não deve ter carro, tal como quem não tem onde pôr um piano de cauda, não o deve comprar. O facto é que eu não tenho nada a ver com a dificuldade de o Sr. estacionar o carro (tenho dois carros e garagem para apenas um, moro junto ao centro da vila - a zona mais complicada de estacionamento em Oeiras, precisamente onde essas fotos foram tiradas, e nunca - nunca! - tive que estacionar em cima dos passeios. A PM está em consonância com o Sr aí de cima, não comigo, nem com a Lei (ainda existe uma, ou não?).

    ResponderEliminar
  6. Gostaria de saber como o Sr do dia 23 de Maio conjuga o primeiro com o quinto ponto da sua argumentação. Num, diz que os condutores arriscam-se a multas pesadas quando estacionam em cima dos passeios; no outro, aplaude a Polícia Municipal por não os multar.

    ResponderEliminar
  7. Alguém já pensou no óbvio? Carros na estrada, pessoas no passeio. Tão simples quanto isso.

    ResponderEliminar
  8. serve de informação que a PM de oeiras não está vocacionada para o transito, não é aposta do senhor presidente, existem ordens especificas para se empenharem noutras areas de actuação, o pouco transito que ainda se vai fazendo é um pouco a revelia e por empenho dos agentes....
    ja agora aproveito para corrigir um comentario... nimguem ´foi autuado no passeio maritimo por andar de bicicleta..o codigo da estrada não o permite por serem bicicletas não existe punição.
    um agente disfarçado.

    ResponderEliminar
  9. A actuação de qualquer polícia está sujeita ao princípio da oportunidade. É obviamente inviável multar todos os carros que praticam contra-ordenações. Esperar que os polícias possam levantar autos de contra-ordenação a todo o infractor que virem é absurdo, por manifesta falta de meios humanos.
    Aquilo que o reclamante deve sim fazer é continuar a informar a Polícia Municipal para que estes tomem medidas. Mas a tomada destas depende sempre única e exclusivamente de um juízo de oportunidade dos serviços.

    ResponderEliminar
  10. Até percebo alguma urgência em estacionar o carro no passeio, mas mau mesmo é o estacionamento da praia da Torre na estrada do lado de dentro sabem? é urgente ir à praia já percebi. Eu passei lá durante 10 dias com um carrinho com um bebé de 10 meses. Passei onde? na estrada claro!
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. Eu ainda não entendi muito bem quais é que são as funções das policias municipais. Será que elas fazem falta. Será que os Presidentes das Câmaras quizeram ter uma policia propria a quem possam dar ordens, já que não o conseguiam fazer com os Comandos da PSP ou da GNR locais. Para que servem. O país está falido mas é só cagança.
    De facto às infracções presenciadas por agentes de autoridade com funções policias devem ser aplicadas sanções. Contudo reina o caos, todos os dias com os estacionamrentos e que, no caso concreto de Oeiras, o seu Presidente e/ou a sua equipa estão mais interessados em arranjarem parques pagos, a maior parte deles são passeios com espaços para estacionamento a pagar, então e o estacionamento de borla...
    Então resta o estacionamento em cima do passeio.
    Quantos parques de estacionamento gratuitos existem junto às estações da CP ao longo da linha de Cascais, penso que só existe um, em Oeiras, valha-nos isso, de resto mais nada.
    De inverno, a chover onde é que fica o carro que nos leva à estação, não pode ficar, con certeza na garagem. Os que ficam na garagem são propriedade daqueles que dormem a manha na cama e não dos que trabalham.
    Assim, não havendo outra forma, resta o estacionbamento em cima do passeio mesmo que saibamos que estamos em infracção e, não me venham cá com lições de cidadania.
    O Ganso Selvagem.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde eu venho denunciar a situaçao da rua do bairro na Portela de Carnaxide em que eu vivo. Nesta rua onde moro vivem varias familias de etnia cigana e nao teem respeito por ninguem fazem festas na rua, musica de noite e de dia, barulho,etc. Eu so quero perguntar e que fazem tantas intervençoes aqui no bairro e porque nao veem aqui? Em pleno sec 21 isto que se passa aqui e uma vergonha...

    ResponderEliminar
  13. Bom dia,
    Pode ser que consiga elucidar algumas pessoas que perdem tempo a escrever, mas não perdem tempo a ler, por isso sei que é um esforço inglório.
    1) segundo informação disponível na net, a pm oeiras tem cerca de 90 agentes, os quais são divididos por 4 turnos diários, mantendo assim o serviço 24 operacional.
    2) as funções dos agentes de policia municipal, envolvem a fiscalização ambiental, urbanística,actividades económicas,trânsito e salvaguarda de todo o património municipal!
    3) Todas as actividades supra descritas, num concelho pro-activo, e diversificado, onde co existem empresas com grandes parques habitacionais, e zonas rurais, absorve a maioria do tempo de fiscalização.
    4)É notório que os grandes centros habitacionais, tem problemas de estacionamento, sendo que nas zonas históricas o agravamento é maior, uma vez que à altura de construção dos edifícios , a maioria das pessoas nem uma viatura tinham, agora cada fogo tem pelo menos 1.
    5) A PM oeiras, na medida das suas capacidades fiscaliza trânsito, e já aconteceu muitas vezes multar as viaturas dos próprios QUEIXOSOS. Ora o que a PM não tem é meios para disponibilizar para todas as ruas do concelho onde o estacionamento é caótico, porque não existem policias dentro do mesmo suficiente para resolver um problema, que na sua génese, não é de policia!!
    6)Ainda mais, quando se constata na lei, que para o município só vai 30% do valor das coimas, resultantes de Autos de Trânsito da Policia Municipal!!!
    7)Ora, no nosso pais queremos sempre fiscalização para os outros, porque nós temos tudo bem!!Pergunto-me, a queixosa neste caso, não terá marquises no seu edifício??Estão legais??A sua casa está de acordo com o projecto???Quando leva o seu cãozinho à rua, ele vai com trela??E apanha V.ª Ex.ª os dejectos???
    8) Porque a senhora não se dirigiu à PSP???Eles tem uma divisão de Trânsito - só fazem isso!!!
    Já agora aproveito para esclarecer o ultimo anónimo que a situação denunciada na portela de carnaxide é de orem publica, logo é com a PSP!!
    9) Por que é que as Policias Municipais existem???Para fazer cumprir as leis e Editais camarários, manter presença policial na rua, como elemento dissuasor,e porque são uma das maiores fontes de receita do município.
    BEIJOCAS!!

    ResponderEliminar
  14. a polícia municipal é....patética...

    ResponderEliminar
  15. A Policia Municipal de Oeiras agora não tem tempo para multar quem está mal estacionado, porque agora preferem fazer operações stop.

    ResponderEliminar
  16. todos os dias vejo pessoas a passear os seus cães sem trela e outras raças que a "lei" obriga o uso de açaime sem o mesmo ,jardim de alges ,alto de alges e em carnaxide bastante perto da p.m.as leis existem mas! é para ingles ver não existe autoridade para as fazer cumprir,esta situação alem de gravosa eu vejo-a diáriamente

    ResponderEliminar