Ao que viemos

Se quem cala consente;
Se reclamar nos cafés não adianta;
Se há o temor de que os pedidos de esclarecimento, as queixas ou as denúncias acabem esquecidas numa gaveta, escreva-lhes, mas em Carta Aberta.
Envie a sua Carta Aberta para cartasabertas.portugal@gmail.com , se possível com a referência ao e-mail do destinatário, e nós a reencaminhamos à entidade pretendida com o seguinte aviso:

"Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."


Só serão aceites cartas dirigidas a serviços públicos (a defesa do consumidor tem outros canais).
As cartas a que falte compostura, verosimilhança, sensatez ou assinatura não serão publicadas.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Carta à DIRECÇÃO NACIONAL DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA,POLICIA MUNICIPAL DE LISBOA

Exmos. Senhores:

Venho por este meio demonstrar a minha indignação pela total ausência de policiamento na Rua Morais Soares, nomeadamente pelo desrespeito diário do horário das cargas e descargas e pelo constante estacionamento em 2ª fila e nos passeios, que se verificam nesta rua a qualquer hora do dia e da noite.
Em primeiro lugar, e tendo em conta a concentração de população nesta zona da cidade, não se compreende a quase total ausência de presença policial a pé. O único policiamento que existe pertence ao ocasional gratificado junto a uma ourivesaria ou à passagem casual dos carros patrulha.
Quanto às cargas e descargas, é verdadeiramente vergonhoso o ponto a que chegou o desrespeito pelos direitos de circulação dos cidadãos. Bem sei que tal situação se verifica em toda a cidade e até mesmo em todo o país. Contudo, cabe à PSP fazer a fiscalização e, se necessária, a punição desta prática de forma a pelo menos minimizar o caos de trânsito que se verifica diariamente.
Todos os dias a Morais Soares é invadida por carros privados e camionetas de fornecedores que estacionam em 2ª fila. Todos os dias a policia circula nos seus carros patrulha nesta zona e ignora o que se passa, deixando o caos continuar.
Pelo que sei existe um horário definido para cargas e descargas, á semelhança de todas as cidades europeias, logo há que o fazer cumprir ou pelo menos tentar! Por vezes, bastava a presença da Polícia para dissuadir este comportamento!
O estacionamento em 2ª fila e em cima dos passeios coloca em perigo os peões, pois bloqueia a visão sobre as passadeiras e obriga a constantes mudanças de faixa.
A Morais Soares está actualmente restringida a uma faixa de circulação em cada sentido devido aos abusos constantes. O mesmo se passa com a Avenida Afonso III. Aliás, é uma verdadeira aventura circular com um carrinho de bébé nestas zonas, em certos locais há mesmo perigo de atropelamento evidente.
Assim, agradecia que a PSP e a Policia Municipal fizessem um esforço para contrariar estas práticas, bem sabemos que será impossivel erradicá-las por completo, contudo os cidadãos precisam de verificar que a Policia faz esse esforço, actuando energicamente para contrariar estes comportamentos.
Muito Obrigada
Com os melhores cumprimentos,
A cidadã Sofia Martins

Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem.


Resposta da PSP em 30 de Abril

Exm.ª Senhora Sofia Martins Vimos acusar a recepção do e-mail de V. Ex.ª, o qual mereceu a nossa melhor atenção, o qual agradecemos. Informamos V. Ex.ª que do mesmo foi dado conhecimento à Divisão Policial da área, para actuação face ao exposto. Com os melhores cumprimentos, NÚCLEO DE ESTUDOS, PLANEAMENTO E RELAÇÕES PÚBLICAS COMANDO METROPOLITANO DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE LISBOA

1 comentário: