Ao que viemos

Se quem cala consente;
Se reclamar nos cafés não adianta;
Se há o temor de que os pedidos de esclarecimento, as queixas ou as denúncias acabem esquecidas numa gaveta, escreva-lhes, mas em Carta Aberta.
Envie a sua Carta Aberta para cartasabertas.portugal@gmail.com , se possível com a referência ao e-mail do destinatário, e nós a reencaminhamos à entidade pretendida com o seguinte aviso:

"Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."


Só serão aceites cartas dirigidas a serviços públicos (a defesa do consumidor tem outros canais).
As cartas a que falte compostura, verosimilhança, sensatez ou assinatura não serão publicadas.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Carta à Polícia Municipal de Cascais (com resposta da PM e réplica do autor, reencaminhada para a PM, a PSP e a Câmara de Cascais)

Esta carta completou, no dia 18 de Junho, 50 dias sem resposta (a resposta que nos chegou foi incluída entre as meramente postergatórias)


Exmos Srs:

Esta é a Rua Vasco da Gama, em São Domingos de Rana. É uma rua longa que possui um passeio estreitissimo. Um amigo meu tinha enviado um email para a Junta de Freguesia e Polícia Municipal há uns tempos atrás reclamando que tinha de se deslocar diariamente com o filho de 3 anos pela estrada, pois ambos os passeios são diariamente preenchidos com carros indevidamente estacionados, quando até existem vagas em ruas próximas. A PM respondeu-lhe que cumpria a sua missão, a Junta respondeu-lhe que a PM nem sequer respondia aos apelos feitos regularmente para fiscalização da rua. Facilmente se comprova quem tem razão.


Atenciosamente,
Carlos André


Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem.




Resposta dada a 5 de Maio

Boa tarde,

Em resposta ao assunto em título registado nesta Câmara sob o n.º E--GERAL/2009/8154, incumbiu-me o Sr. Director do Departamento de Polícia Municipal de esclarecer que no âmbito das nossas modestas capacidades operacionais da PM todo o Concelho é fiscalizado, sendo certo que, tal competência é partilhada pela PSP.
Aproveitamos para comunicar que responderem mos a todas as solicitações, como é este o caso, bem como a todas as entidades e instituições que solicitem a nossa intervenção. Todavia, a eficácia da Policia está irremediavelmente comprometida se não contar com a adesão voluntária da comunidade no respeito pelas regras de sã convivência.
Com os melhores cumprimentos,

João Neto
Secretariado DPM
Tel. 214815629
Fax.214815643




Réplica do autor:
ESTA RÉPLICA COMPLETOU, NO DIA 15 DE MAIO, 10 DIAS SEM RESPOSTA


Exmos Senhores:

Já esperava por esta resposta.
Infelizmente não acredito nela.
E porquê? A esquadra da PSP fica a 50 metros desta rua. Inclusive no Largo da Igreja (onde se localiza a esquadra), junto à bomba de gasolina, estão todos os dias estacionados carros em cima do mesmo. Tive oportunidade de passar por um carro da PSP parado na bomba com um dos seus ocupantes fumando e lendo o jornal, enquanto no passeio atrás e do outro lado da rua estavam (e estão sempre) carros indevidamente estacionados. Com tão modestas capacidades, existe sempre polícia nos passeios marítimos (inclusivé de carro) procurando ciclistas para multar, com os passeios ao lado das praias invadidos por carros.
Adesão voluntária da comunidade nunca vai existir, faz parte do espirito egocêntrico do português. A única coisa que resta é a autoridade fazer o seu dever (e que não faz): autuar os infractores.
Se não tem capacidade operacional, o que eu duvido, tal o exemplo mostrado, a Câmara tem que intervir, colocando pilaretes nas zonas críticas.


cmps,


Carlos
Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem.


Resposta da PSP a 20 de Maio (por demasiado vaga, incluída no rol das postergatórias por este blog)
Exm.º Senhor Carlos André Na sequência do(s) e-mail(s) anexo(s), o qual mereceu a nossa melhor atenção, informamos V.Ex.ª que a PSP, na medida do possível, encetará esforços no sentido de dar resposta a todas as ocorrências que possam surgir, bem como efectuar um policiamento exigível a todas as situações irregulares. Com os melhores cumprimentos, NÚCLEO DE ESTUDOS, PLANEAMENTO E RELAÇÕES PÚBLICAS COMANDO METROPOLITANO DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE LISBOA TEL: 21 765 42 42FAX: 21 765 43 42E-MAIL: lsbrpub@psp.pt

8 comentários:

  1. "Na medida do possível"... alguém ainda cai nessa?

    ResponderEliminar
  2. fácil é sempre culpar os outros... ou seja a PSP... menos fácil é assumir que como sempre a Polícia Múnicipal nada faz a não ser claro gastar dinheiros das autarquias... e o melhor é dizer que a competencia é partilhada com a PSP, claro está... passa a bola para os outros... somente pergunto para quê a existencia ainda das PM...

    ResponderEliminar
  3. gostaria a quem nos desse uma ajuda para um problema k se esta a passa desde já vou explicar.vivo num andar de moradia no qual somo s 6 ,acontece que um dos andares esta alugado o resto somos proprietarios,no alugado o individuo não tem respeito já chamamos a atençao pela falta de respeito por nós ,o barulho toda a noite o deixar a porta aberta,ele ainda goza por cima avisamos o senhorio não ker saber poderia-nos saber como proceder obrigado aguardo resposta

    ResponderEliminar
  4. Relativamente ao assunto no post, é um facto que as nossas polícias têm meios limitados para ocorrer a todas as situações. Como a denunciada, só no concelho de Cascais existem variadíssimas. No entanto, tal não significa que a fiscalização seja omitida e não será concerteza. A resposta não "culpa" a PSP, indica apenas a competência de fiscalização partilhada com essa força policial, que inclusivamente se encontra mais próxima do local, consequentemente será mais fácil agir.
    Quanto ao facto de o policiamento se efectuar nas zonas costeiras, julgo que tal sucede por Cascais ser uma zona turística e como tal seja necessária a presença dos efectivos naquela zona do concelho, para além das situações de criminalidade "normais", existem os tais "ciclistas", os "pitbulls", os vendedores ambulantes, trânsito, etc etc., sendo zonas com uma maior densidade de pessoas, o que pode gerar situações de conflito. Com o devido respeito, e sem querer comparar as situações compreende-se o porquê de haver uma opção (se é que a há, mas acredito que sim) pela zona costeira.
    Relativamente ao ruído referido, deverá chamar a PSP ou a GNR (que têm competências próprias ao nível da fiscalização deste tipo de ilícitos), devendo os mesmos advertir o infractor para que cesse o ruído. Caso o mesmo desrespeite a ordem de cessação, deverá a polícia ser chamada de novo ao local para lavrar auto de notícia da infracção, que irá resultar num processo de contra-ordenação e muito provavelmente na aplicação de uma coima (elevada, dado tratar-se de uma C-O ambiental), correndo este processo na Câmara Municipal respectiva, que no caso de Cascais, tem uma Divisão para o efeito, a funcionar na PM Cascais.

    Alguém

    ResponderEliminar
  5. Cheio de sorte, eu vivo na Rua Aresta Branco na Parede, e é um autentico pesadelo diariamente, o que é que a policia faz? NADA. Imaginem todo o santo dia vocês querem sair da vossa própria casa e não conseguirem porque um anormal estacionou "foi só por 5 minutos para ir comprar couves".

    ResponderEliminar
  6. Mais, devo acrescentar que temos um policia que faz rondas constantes a pé pela área, e nem um autua quem não cumpre o código nem as regras de estacionamento. TODOS OS DIAS.

    ResponderEliminar
  7. pois...mas para andarem à caça de multa na marginal já eles o fazem com extrema celeridade! é de difícil compreensão toda esta dualidade de critérios. Na minha opinião ou são interesses paralelos ou pura incompetência das autoridades.

    ResponderEliminar
  8. Es senhores pela milesima vez venho denunciar. açias tenhjo denunciado a tantas Instituiçoes mas nada.
    Existe aqui na Rua Castelo Novo nº 54 B S. Domingos de Rana. O cao big proprietario Antonio Vara Batista. a qual a PSP de Trajouce veio ontem e diz que vai falar mas nada se faz ha meses.
    Acontece que o filho deste senhore referido tiortura o cão. incita-o para lutar. aperta-lhe o focinho anda a roda com o animal. apertando -lhe o focinho.
    Ontem eu avisei que estava farta e chamava a psp mas o Batista levou o cao antes de a PSP chegar. e como ja o conhecem nada se faz.. Pois este Senhor em questao nao cumpre regras nem ordens de ninguem.
    E desumano que o que ofilho Diogo faz ao animal.
    Por favor alguem faça algo. Nem o veterinario da camara atende ha mais de um mes.....
    Sinceramente.. E sofrer ate morrer. Neste Pais nao temos quem ponha fim a isto. Empurra-se uns para os outros. quando convem.. Este cão como falei esta muito bravo....

    Bom mais uma vez um mail. esperamos que seja desta. pois se eu vir que nada se faz... Apanho este fulano por ai. e leva uma paulada nas costas....

    ResponderEliminar