Ao que viemos

Se quem cala consente;
Se reclamar nos cafés não adianta;
Se há o temor de que os pedidos de esclarecimento, as queixas ou as denúncias acabem esquecidas numa gaveta, escreva-lhes, mas em Carta Aberta.
Envie a sua Carta Aberta para cartasabertas.portugal@gmail.com , se possível com a referência ao e-mail do destinatário, e nós a reencaminhamos à entidade pretendida com o seguinte aviso:

"Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."


Só serão aceites cartas dirigidas a serviços públicos (a defesa do consumidor tem outros canais).
As cartas a que falte compostura, verosimilhança, sensatez ou assinatura não serão publicadas.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Carta enviada a todas as entidades a que escrevemos, com cópia para todos os cidadãos que nos escreveram

Exmos Srs:

Venceram!
Há seis meses - depois de, levado sabe-se lá por que ingénua esperança - acreditei que, dando visibilidade às queixas, denúncias e pedidos da cidadania, conseguiria alguma resposta dos órgãos públicos a quem já estava - e estou! - farto de enviar e-mails e de fazer telefonemas que caiem no mais completo vazio. Para isso, criei o blog cartasabertas-portugal.blogspot.com . Recebi, nesse período 29 cartas, a maior parte delas com denúncias de flagrantes ilegalidades, devidamente documentadas por fotografias, e reencaminhei-as aos órgãos "competentes" com o seguinte aviso: "Esta carta foi publicada em http://www.cartasabertas-portugal.blogspot.com/ . A sua resposta, quando dada, será igualmente publicada. Cada 10 dias que se passem sem resposta serão assinalados. A cada 3 meses, o blog actualiza uma classificação de entidades por demora média de resposta. Respostas meramente protelatórias não valem."
Recebi uma carta da Polícia Municipal de Lisboa a dar conta de que tinha autuado os carros que, quotidianamente, tomavam de assalto os passeios no Largo dos Loios e da Rua da Saudade (entretanto, pelo que sei, tudo voltou ao "normal"), uma carta da REFER a dar conta de projectos de implantação de passagens para deficientes e carrinhos de bebés nas suas estações, e julgo não estar a cometer nenhuma omissão se disser que o resto foi um desfile da mais desavergonhada hipocrisia. Coisas como "Agradecemos o seu e-mail e informamos que o mesmo foi encaminhado para os serviços responsáveis pelo assunto em questão" ou "Acusamos a recepção do v/ email a 17 de Junho passado, o qual mereceu a n/ melhor atenção e agradecemos" ou "Vimos acusar a recepção do e-mail de V. Ex.ª, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Informamos que do mesmo foi dado conhecimento à Divisão Policial da área, para ter em consideração o exposto" ou "cumpre-me comunicar que no âmbito das nossas modestas capacidades operacionais procuraremos intensificar a fiscalização da zona". Nada, nenhuma destas palavrinhas arrumadinhas, de uma cortesia rasteira e estudadamente vaga, redundou em gestos. Todas as situações denunciadas permanecem rigorosamente inalteradas, e eu estou farto.
Não acho que estes seis meses de actuação tenham sido completamente em vão. Foram úteis pela pior das razões: revelaram o profundo desprezo devotado pelas autoridades públicas portuguesas em geral aos cidadãos; mostraram o desperdício em que cai este poderoso instrumento de aproximação entre governantes e governados que a internet poderia ser se aqueles estivessem minimamente preocupados em atender aos anseios e oferecer protecção aos direitos destes.
Estamos submetidos ao mais cínico abandono. Abandono feito de "prezado cidadão", "a nossa melhor atenção", "no âmbito das nossas modestas capacidades", etc. Não acho que nos devamos conformar. Nunca pensei, nem penso, que só valha a pena lutar a luta que se julga poder vencer. Continuo a achar que é preciso continuar a "chateá-los" - não pela esperança de resultados, mas porque, pelo menos, não será com o nosso silêncio que Vossas Excelências terão a vossa vitória. Mas agora estou cansado. Farto, mesmo.
Isto é uma despedida - ou um improvável até breve, dependendo de conseguir ou não recuperar forças para voltar à carga - mas é também um apelo - não aos Exmos Srs - mas a cidadãos que ainda tenham alguma força para vos enfrentar e que se disponham a assumir a animação do Cartas Abertas.

Atenciosamente,

Mário Negreiros

Além de cartas de apoio (obrigado!) de cidadãos, recebi as seguintes cartas das entidades a quem esta se destinava:

Serve o presente para informar que o seu e-mail foi, na presente data, recepcionado na Câmara Municipal de Sintra. Mais se informa que o mesmo vai ser objecto de devido tratamento em função do seu teor. Gratos pelo seu contacto.
O Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos
Gabinete de Apoio ao Munícipe Rua Dr. Alfredo Costa, n.º 1 Sintra Tel. 21 923 8550
Fax. 219238551

Caro(a) Munícipe
Muito obrigado pelo seu contacto.
Acusamos a recepção do seu e-mail no Centro de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal de Lisboa. Assim que nos seja possível daremos resposta à sua solicitação.
Para situações de emergência sugerimos que entre em contacto connosco através da nossa linha azul, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, pelo 808 20 32 32.
Em caso de publicidade, por favor, ignore esta mensagem.
Conheça a Newsletter Alfacinha da Câmara Municipal de Lisboa! Visite-nos em http://anossalisboa.cm-lisboa.pt/

11 comentários:

  1. parabéns. sei por experiencia do que falas e de como a paciencia tem limites

    ResponderEliminar
  2. Essa agora, a desistir!
    Acho melhor reconsiderar. Eu cá por mim vou continuar a minha luta pessoal: consultas públicas (que são tudo menos públicas). Ainda hoje deixei uma reclamação no Livro de Reclamações da Câmara Municipal de Sesimbra. Se vai cair no esquecimento ou não, não sei, mas também não me interessa. O que interessa é continuar. Não desista que não está sozinho.
    Cumprimentos,
    Maria João

    ResponderEliminar
  3. Cara Maria João, obrigado. Não vou desistir de ser cidadão e de, eventualmente, ser "chato". O que não tenho tido é força para continuar a actualizar o Cartas Abertas. Se quiser assumir esse trabalho, dou-lhe todos os instrumentos para isso. Abraço.
    Mário Negreiros

    ResponderEliminar
  4. Caro Mário Negreiros

    O projecto deste blog é muito interessante, acho que não deve desistir, talvez a solução passe por mais gente a actualizar e a reenviar os emails "chatos" para as diversas entidades.

    ResponderEliminar
  5. Tomara que seja um até breve! Por mais que tenhas sentido como a falar às paredes, teu trabalho já deu contribuição e exemplificou a coragem necessária à participação civil.

    ResponderEliminar
  6. Srº Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Drº Izaltino Morais, tenho-o como um grande presidente ao longo de estes longos, e saudáveis anos, na vanguarda do município, que com muito orgulho e trabalho V/Ex.presenteou aos seus mucípides, = Uma glória para todo o condado =,mas esiste uma nódoa nestes anos glorificados de V/Ex. " As festas de oeiras de 2012 " muito, mas mesmo muito fraquinhas e tristes, sei que estamos em crise, mas como é uma vez por ano, no mínimo dos mínimos, nós Oeirenses, deveria-mos ter uma alegria nestes pocos dias de festa, comparando com os 366, porque é ano bisexto, é uma gota no Oceano. Srº Presidente, não é criticar destutivamente, isso seria uma aberração imperdoável para com a minha consciênsia, V/Ex. apaixonou Portugal inteiro com a sua maravilhosa obra, por onde passo, oiço elogios a S/Ex. e ao município, logo seria estupidêz da parte pessoal, mas esta feira de Oeiras de 2012, é muito fraca e não me vai deixar saudades como as outras dos outros anos. Este ano não vou chorar quando a FEIRA DE OEIRAS DE 2012 ACABAR, nã vai dexar saudades. Na esperança de que V/Ex. não me tenha levado a mal, nem sequer se tenha ofendido destas linhas muito sinceras. Como V/Ex. já notou, isto não dexa de ser um reparo. Espero que para o ano de 2013 seja mais alegre e mais viva, Porque Vale a Pena Viver Em Oeiras, « OEIRAS RESPIRA MELHOR SAÚDE »

    ResponderEliminar
  7. Se não é pedir demais, e abusivamente a V/Ex. ou a quem de direito, se poderiam responder cabalmente e com dignidade a esta reciva que enviei a V/Ex.
    Terei todo o gosto e prazer de vos receber em minha casa através do meu PC.
    Deixo aqui o meu email, para o caso de me quererem dar uma resposta, digna e conciva.
    Desde já fico de antemão agradecido.
    carlom44@hotmail.com.
    Um municípide à vossa inteira desposição

    ResponderEliminar
  8. Bom dia e desde já um bom fim de semana para V/Ex. e todos os funcionários da Câmara e Junta de Freguesia de Oeiras.
    Por este meio social não querendo interpor-me a V/Ex., gostaria de colocar uma propósta de um curso lectivo de Inglês para a 3ª idade.
    Temos falta de actividades didacticas e a condizer com as reformas e pensões sociais muito curtas, mas quem tem força de vontade de estudar esse idioma " INGLÊS " vai valer a pena um pouco de sacrefício.
    Se V/Ex. puder dar essa alegria à 3ª idade,
    \ claro se for possível /, seria mais que o idial para colmatar um vazio nas nossas vidas que já começam a ser curtas.
    Sei, e não é desculpa, que o país atravessa uma das piores crises, logo, estou solicitando se, se for possível.
    Para o caso que então possa ser por acaso esse
    possível, " seria um milagre " aqui deixo o meu contacto.
    Carlos Manuel da Silva Simões.
    Tel: fixo.....214419599
    Tel: móvel....918230471
    MORADA
    Largo Francisco Lucas Pires, Nº. 6 r-c-dir.
    Bairro do Pombal
    OEIRAS
    cp......2780-778

    ResponderEliminar
  9. Também os mais jovens teriam uma oportunidade de se aperfeisearem ainda mais sobre o estudo do Inglês que estudam na escola.
    Oeiras respira muita saúde e cultura, porque vale a pena viver.
    Desde já fico agradecido a V/Ex. pela atenção prestada com muito carinho deste vosso mucípide.
    See eou soon.

    ResponderEliminar